Organizando o segundo quadrimestre

organizacao

Pode parecer bizarra essa forma de organização – geralmente as pessoas planejam bimestres, trimestres ou semestres – mas é a que eu vou tentar « em primeira instância ». Moro no hemisfério norte e aqui as férias, as grandes férias como eles chamam, são durante os meses de julho e agosto. Então, para mim faz sentido organizar a vida de janeiro a abril, de maio a agosto e de setembro a dezembro. Pode mudar? Claro que pode. Mas vamos tentar assim antes.

Se vocês leram o meu ultimo post viram que de janeiro a abril eu apenas existi e fui sendo levada pela vida de forma caotica. Isso me fez querer dar mais rumo para os meses a seguir e a definir objetivos claros a serem declinados em ações do cotidiano. Vou colocar aqui alguns desses objetivos a curto prazo e tentar ser objetiva para a execução das ações.

♦ Ser mais organizada. Bom, isso quer dizer tudo e nada ao mesmo tempo. De forma concreta, o que eu fiz/estou fazendo foi/é:

  • Procurar informações sobre organização: ha um tempinho que estou percorrendo blogs sobre minimalismo e gestão do tempo/organização de forma geral e isso tem me ajudado muito. Primeiro porque eu vejo que muitas das coisas sugeridas estão ao meu alcance e muitas delas ja faziam até parte da minha rotina;
  • Escolher ferramentas que me ajudem a ser mais organizada: o problema de ler muito sobre determinado assunto é que, inevitavelmente, você vai precisar triar informações e, principalmente, encontrar o que combina com você e com o seu estilo de vida. Diria que existem tantas ferramentas de organização quanto blogs que falam delas. E’ coisa pra xuxu. O que eu fiz? Triei as informações por recorrência. As ferramentas mais citadas foram as que eu escolhi para o meu dia-a-dia. Fazem parte delas Todoist (ainda lutando para me adaptar), Evernote e Google Calendar, que em francês é Google Agenda. Ainda não posso dizer o que funciona (e ando irritada com o Todoist porque não consigo ver as datas das minhas ações finalizadas e preciso dessa sensação de completude para seguir adiante haha) mas certamente voltarei aqui no começo do proximo quadrimestre para fazer um resumão;
  • Adotar uma rotina no trabalho: ter horarios fixos, planejar o dia seguinte no final do expediente, não procrastinar (vai ser assunto de post), resolver pendências que ha meses me atormentam e que ja estão devidamente listadas no Evernote para serem subdivididas antes de irem para o Todoist;
  • Praticar o minimalismo de forma mais ativa: dentre as ações previstas para este item estão destralhar e organizar o nosso quarto de hospedes, reorganizar o meu guardarroupas deixando apenas o essencial e renovando o que precisa ser renovado, destralhar e organizar a garagem. Pode parecer muita coisa, mas não esqueçamos que nesse quadrimestre estão os meses de julho e agosto, quando terei férias e tempo para fazer tudo isso;
  • Diminuir consideravelmente as horas dedicadas às redes sociais: uma coisa que sempre me irritou sobre a minha presença nas redes é o fato de eu produzir muito pouco e consumir extremamente muito. Isso quer dizer que sempre que estou nas redes é para olhar fotos, ler posts, ver videos dos outros. Conteudo proprio que é bom, nada. Claro que tudo depende das pessoas que você segue e que podem te acrescentar muito. Mas acho que esse não é o meu caso. Ja me livrei de muitos perfis publicitarios, de fofocas e afins, mas sigo acompanhando a vida de pessoas nem tão proximas assim, o que me consome tempo e consequentemente me deixa ansiosa quando me dou conta do tempo perdido;
  • Comer melhor: item diretamente proporcional à minha organização global na vida pois a minha desculpa para comer muita tralha nesses ultimos tempos é não ter tempo para cozinhar. Isso vai ter que mudar porque o meu corpo anda reclamando.

♦ Preparar o meu dossiê profissional para o concurso do proximo ano. Esse é quase um desafio porque ha três anos tento preparar esse bendito dossiê e sempre perco o prazo porque começo em cima da hora e acabo desistindo. Dessa vez o objetivo é começar desde ja (o prazo para o periodo precedente acabou em abril, o que quer dizer que tenho praticamente um ano inteiro para me preparar para o proximo) e começar 2018 com um dossiê solido ja no ponto de ser revisado por colegas e amigos. Claro, esse item também exige uma boa dose de detalhamento e etapas para ser bem executado, mas estou trabalhando nisso. Talvez eu desenvolva este ponto um pouco mais adiante. Tudo vai depender da minha organização daqui para o final de agosto.

♦ Escrever, escrever e escrever. Raramente no meu historico com blogs eu escrevi tanto de forma disciplinada. Via de regra eu tiro uns 40 minutos depois do almoço (almoço no trabalho), abro o editor de texto e mando ver. Dessa breve rotina (acho que ainda não podemos chamar de rotina) vem esse blog e seus ultimos posts. Como nunca, estou sendo cuidadosa com os meus pensamentos e em como quero expressa-los. Talvez seja confuso para quem lê, pois não acredito que essa forma de escrever seja a mais adaptada à tematica da organização. Mas esse blog vai além disso. Ele é sobre bem-estar, o meu bem-estar mais especificamente, e escrever tem me feito muito bem.

♦ Praticar exercicios. E’ uma pena eu não ter feito listinha para o primeiro quadrimestre, porque este item estaria mais do que realizado. Fui super assidua no pilates durante esses cinco primeiros meses do ano mas, infelizmente, não vou poder renovar o meu plano porque tenho outras prioridades para o meu orçamento e não posso mais me permitir, pelo menos não agora, a pagar 120 euros por mês. Vou ter que procurar algo que custara menos caro, mas que certamente me dara menos satisfação também.

Termino esse post com uma frase que me motivou bastante a escrevê-lo, tirada do site da inspiradora Thais Godinho, o excelente Vida Organizada:

E é aos poucos, dia a dia, semente a semente, que você vai construindo o estilo de vida que quer ter, o projeto que quer concluir, a educação do seu filho, os seus relacionamentos, o seu condicionamento físico, ou até mesmo um hobby que você tenha ou gostaria de ter. (Os frutos que geramos)

imagem: mensagenscomamor.com

Deixe um comentário

